Artes/Música/Culi...

  • social

Artes/Música/Culinária

ARTES: Os trabalhos de artes não são apenas impressões deixadas no material, mas mostram o estágio de elaboração mental, emocional e perceptivo da criança. Através das artes podemos permear as diversas áreas do conhecimento e contribuir desta forma para um maior desenvolvimento das outras habilidades intelectuais. Para Jean Piaget, a criança pequena consegue exteriorizar espontaneamente sua personalidade e suas experiências interelacionais através do desenho, da pintura, do teatro, da música e da modelagem. Entretanto é necessário uma intenção apropriada que estimule as primeiras manifestações da criação estética, para que a ação do adulto e o meio familiar não acabem limitando o prazer da expressão.

 

MÚSICA: Sabemos que a música está presente em todas as culturas, sendo uma das formas mais importantes da expressão humana. Desde muito pequenas as crianças são capazes de expressarem e comunicarem suas sensações, sentimentos e pensamentos usando a linguagem sonora. Ouvir, apreciar e viver a música são os objetivos propostos para os alunos de todos os agrupamentos do Colégio.

A música no Aldeia é organizado de forma a desenvolver nos alunos a capacidade de:

Ouvir, Perceber, Discriminar os diferentes sons do ambiente e das produções musicais;

Brincar com a música, imitar, inventar e reproduzir criações musicais;

Explorar e identificar elementos da música para se expressar e interagir com os outros. Além disso, a partir dos seis anos de idade, os alunos iniciam o aprendizado da flauta e com isso começam a criar vínculo com os instrumentos musicais; sendo capazes de ler partituras e se apresentarem tocando em eventos do Colégio.

 

CULINÁRIA: Essas aulas mais parecem um momento de brincadeira são, na verdade, uma hora de muita concentração e aprendizagem. Essas aulas têm como objetivo ensinar os alunos a preparar receitas tradicionais, de forma a envolvê-los em uma atmosfera de descoberta e experimentação.

A Culinária é considerada uma matéria interdisciplinar, já que as crianças acabam aprendendoMatemática, Geografia, Ciências, e ainda praticam a Língua Portuguesa enquanto leem os rótulos dos ingredientes, assim,  despretensiosamente, elas aprendem com prazer.

A Matemática está na quantidade, na proporção e, no tempo determinado pelas receitas, enquanto que, a  Geografia está relacionada ao tipo de receita típica de cada região do país.  Os educadores aproveitam o momento para introduzir noções de higiene, hábitos de alimentação saudável e alertar para os problemas de saúde causados pelo excesso ou pela falta do alimento, como por exemplo a obesidade, anemia e anorexias, esses temas auxiliam as aulas de Ciências.

Entre os alunos menores, a aprendizagem fica por conta da experimentação, para elas será um prazer aprender sobre doce e salgado, quente e frio. Aprendem a trabalhar em equipe e a desenvolver a coordenação motora através das atividades de misturar, bater, picar, enrolar e abrir embalagens.

Após cada receita pronta, os alunos se servem do alimento preparado. Além disso, há um cuidado no uso dos utensílios, para não expor as crianças a nenhum tipo de risco.

 Psicomotricidade

Inglês e Espanhol

Projeto Lego

Capoeira/Natação e Circo