Capoeira/Natação/...

  • social

Capoeira/Natação/Judô/Yoga

CAPOEIRA: Essa atividade promove saúde, agilidade de raciocínio, reflexo, consciência corporal, melhora o senso de equilíbrio e estimula os diferentes tipos de movimentos com o corpo. Essa atividade também melhora a respiração e o condicionamento cardiovascular, além de estimular o crescimento saudável, através da prática de exercícios.

No aspecto psicossocial, a Capoeira ensina às crianças valores fundamentais para a formação do caráter, do equilíbrio e autocontrole emocional, convívio social, respeito ao próximo, tolerância, solidariedade, companheirismo, espírito de grupo, disciplina, autoestima, diminuição e eliminação da ansiedade e da agressividade.

Todos esses benefícios acontecem de forma extremamente prazerosa e divertida por meio da música. As aulas de capoeira acontecem uma vez por semana e são praticadas no próprio Colégio.

NATAÇÃO: Considerado o exercício mais completo devido aos seus inúmeros benefícios físicos, orgânicos, psicossocial e terapêutico, como por exemplo: fortalecimento da musculatura, colaboração com a lateralidade, equilíbrio, orientação espacial, coordenação motora, sociabilização e a melhora da autoestima.

A Natação também aumenta a capacidade cardiopulmonar e vascular, proporciona um sono mais tranquilo, favorece a melhora de problemas posturais, ajuda a corrigir deficiências do sistema circulatório, além de melhorar as funções psicomotoras e respiratórias, como nos casos de crianças com asma ou bronquite.

As aulas de natação no Colégio Aldeia dos Pandavas acontecem na unidade II – no Parque São Domingos. Fruto da parceria entre o Aldeia e a Freddy Natação. As aulas ocorrem duas vezes por semana, em horários determinados pela Escola. É importante salientar que a partir do Infantil I as aulas de natação ocorrem, obrigatoriamente, fora do horário pedagógico da criança.

JUDÔ: Esta modalidade tem como meta principal, a procura de um equilíbrio entre o corpo e a mente em situação de combate. Desta maneira valorizam-se o respeito pelo ser humano, o raciocínio e a coordenação motora. É uma modalidade completa, onde todo o corpo trabalha formando um equilíbrio muscular. As atividades aplicadas devem ser alegres, divertidas, onde as crianças sintam prazer em praticá-las, o Judô nesta fase deve ser trabalhado de forma lúdica, sem cobrança de desempenho ou resultados.

As aulas de Judô no Colégio Aldeia dos Pandavas acontecem na unidade I.

YOGA: A origem do yoga remonta há aproximadamente 5.000 anos, na antiga Índia. Trata-se de um complexo sistema de preceitos éticos e práticas físicas, respiratórias e meditativas que buscam trazer uma plena integração entre corpo e mente ao praticante.

Dentre seus comprovados benefícios encontram-se a redução da ansiedade e do estresse, o aumento da capacidade de concentração, da empatia, da autoestima, do sono e a melhoria geral da saúde. Por essas e outras razões, a prática do yoga vem sendo adotada em nosso Colégio.

“Os muitos aspectos do yoga auxiliam a moldar atitudes. Por esse motivo, é importante que o yoga seja aceito como parte do programa de ensino das escolas. Nunca é cedo demais para que as crianças aprendam que, se pretendem ser felizes na vida, devem adotar certas condições humanas que permitam a felicidade dos outros e o bem-estar da sociedade como um todo. Dessa forma, muitos dos problemas que afligem a humanidade poderiam ser erradicados, e poderíamos viver melhor e assegurar esse benefício às gerações posteriores.”
(Manohar Gharote).

 

*Essas são atividade opcionais – obter valores e forma de pagamento na secretaria do Colégio.

 Inglês e Espanhol

 Projeto Lego

Artes/música e Culinária

 Psicomotricidade