Cardápio
Todo mundo sabe que comer bem traz benefícios para a saúde, ajuda a nos manter ativos para realizar as tarefas do dia a dia e melhora até o humor. Uma alimentação saudável é aquela que reúne todas as substâncias químicas de que o corpo precisa para funcionar corretamente.
É muito importante a diversidade de ingredientes em todas as refeições, com equilíbrio entre carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais. Na escola, um espaço ocupado por crianças e jovens, isso se torna ainda mais relevante e atraente.
“O fato é que na escola se formam as bases do comportamento no que diz respeito à alimentação”, diz a nutricionista Nina Flávia de Almeida Amorim, responsável técnica pelo projeto A Escola Promovendo Hábitos Alimentares Saudáveis, do Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutrição da Universidade de Brasília (UnB). Ela ressalta que, em média, as crianças consomem de 25 a 33% das calorias diárias no ambiente escolar, entre merenda e lanche, desde a hora em qsue chegam para a aula até o momento em que voltam para casa.
É por isso que o Colégio Aldeia dos Pandavas propõe o lanche coletivo obrigatório até o 4º ano do ensino fundamental I, e a opção de lanche, almoço e janta para todos os alunos que ficam em horário integral ou precisam se alimentar na escola.
Alimentação saudável, em dez passos
- Família, professor e gestor escolar devem trabalhar juntos para estimular as crianças e os adolescentes a terem uma alimentação mais saudável.
- No almoço e no jantar, inclua diariamente alimentos do grupo dos cereais (arroz, milho, trigo, pães e massas), dos tubérculos (batatas) e das raízes (mandioca). Dê preferência aos grãos integrais e aos alimentos na sua forma mais natural.
- Faça pelo menos três refeições (café da manhã, almoço e jantar) e dois lanches saudáveis por dia, e não pule as refeições. Fazer um lanche saudável no recreio é essencial!
- Inclua diariamente legumes e verduras como parte das refeições, e frutas nas sobremesas e nos lanches.
- Coma feijão com arroz todos os dias ou, pelo menos, cinco vezes por semana. Esse prato brasileiro é uma combinação completa de proteínas e muito bom para a saúde. Varie os tipos de feijão (preto, carioquinha, verde e de corda, entre outros).
- Consuma leite e derivados diariamente, assim como carnes, aves, peixes ou ovos. Retirar a gordura aparente das carnes e a pele das aves antes da preparação torna esses alimentos mais saudáveis.
- Reduza o consumo de óleos vegetais, azeite, manteiga ou margarina.
- Evite refrigerantes e sucos industrializados, bolos, biscoitos doces e recheados, sobremesas e outras guloseimas como regra da alimentação. Uma boa dica para dar aos pais é substituir esses alimentos por frutas no lanche das crianças. Dar preferência ao
- consumo de frutas da estação é legal, pois estas são mais baratas e nutritivas.
- Reduza a quantidade de sal na preparação da comida e retire o saleiro da mesa.
- Beba pelo menos 2 litros (seis a oito copos) de água por dia. Dê preferência ao consumo de água nos intervalos das refeições. Tenha sempre uma garrafinha com água por perto.
- Torne sua vida mais saudável. Pratique pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias e evite as bebidas alcoólicas e o fumo. Brincar e praticar esportes faz bem à saúde.
Fonte: Revista Nova Escola – Editora Abril