Currículo do Alde...

  • social

Currículo do Aldeia

ENSINO FUNDAMENTAL – visão interdisciplinar

As disciplinas nas séries iniciais têm uma particularidade muito especial: apesar de cada uma delas ter seu próprio objeto de estudo, sabemos que nesta faixa etária o conhecimento deve ser trabalhado como um todo, ou seja, os conceitos e as informações devem ser articulados entre as disciplinas. Devemos acrescentar a isso um processo de ensino-aprendizagem, que considere as características do desenvolvimento biopsicossocial da criança.

As disciplinas trabalhadas são: Português, Matemática, Ciências, História e Geografia. Além das disciplinas de área complementar como: Inglês, Artes, Educação Física, Música, Lego, Laboratório e Espanhol; agregadas ao currículo gradativamente, conforme o seguimento.

MATERNAL E EDUCAÇÃO INFANTIL –  conhecimento do mundo
A importância do “Brincar” na Aldeia

A Aldeia acredita que “BRINCAR É FUNDAMENTAL”. Brincando é que a criança estabelece relações entre o novo e o conhecido, atribuindo novas significações dos conhecimentos anteriormente adquiridos. Ao brincar, a criança assimila a realidade, tornando-a mais compreensível à sua vida. De acordo com o Referencial Curricular Nacional Para a Educação Infantil, BRASIL (Vol. II, 1998:22):

Linguagem

Oral e escrita: É relevante dizer que o Colégio Aldeia dos Pandavas defende uma abordagem Construtivista do conhecimento, trabalhando, desde as séries iniciais, com a Pedagogia de Projetos. Com relação à Linguagem Oral, estamos atentos para promover variadas situações de comunicação oral. Onde a criança possa interagir, expressando seus desejos, necessidades e sentimentos.

A leitura de Contos de fada, de histórias infantis, a dramatização e o teatro, fazem parte do dia a dia do Aldeia em todas as etapas do desenvolvimento, construindo assim, uma relação de prazer com a leitura.

Na Linguagem Escrita, as crianças atravessam um longo percurso dentro das etapas do desenvolvimento infantil (descritas no link construtivismo). A importância do registro, através do desenho e da escrita não convencional, vão conduzindo os avanços das crianças. Com o tempo, ela já estrutura as suas ideias, e as registra de forma mais convencional se tornando investigativa, questionadora e argumentativa.

Matemática

- Ensino Infantil

As crianças desde pequenas aprendem que a matemática registra a realidade, através de símbolos chamados números. Os registros mesmo que ainda primitivos das crianças, mostram que a matemática está presente desde as séries iniciais.

Quando a criança desenha, representa e quantifica ela exercita as noções que conhece: “- Professora, eu desenhei os três porquinhos”. O reconhecimento e a valorização dos números, a relação biunívoca, as operações matemáticas, as contagens orais e as noções espaciais vão construindo gradativamente noções de classificação, seriação, ordenação e atributos indispensáveis a construção do conceito do número.

Apostamos na confiança das crianças, que desenvolvem diferentes estratégias para lidar com situações matemáticas. Caminham utilizando seus conhecimentos prévios como suporte para futuras descobertas.

- Ensino Fundamental

A abordagem das áreas do conhecimento que fazem parte do Ensino Fundamental é muito desafiadora e se apoia no material do Sistema Pueri Domus que abre caminhos, deixando que o aluno aprenda a pensar, resolver problemas, buscar opções de aplicação prática do que aprendeu. Assim ele é capaz de incorporar o que aprende e usar a lógica e a argumentação como ferramentas e estratégias de pensamento e realização concreta.

Natureza e Sociedade

O Colégio Aldeia dos Pandavas valoriza o ambiente, promovendo constantemente a integração das crianças com todo o espaço que as rodeia. O contato com a natureza ocorre através dos cuidados e colheita no pomar, cuidados diários dos animais tais como tartarugas  e coelho, criando um compromisso de toda a equipe com a qualidade de vida e respeito pelos seres vivos.

A vida social se pontua por atitudes de respeito e valorização a si mesmo, aos amigos e a equipe, além de promover a observação e o convívio com diferentes segmentos sociais e suas culturas. Através de projetos elencados, todos se envolvem nas ações que são registradas em desenhos e escritas espontâneas mostrando a curiosidade, a criatividade e a capacidade de argumentação dos alunos. As regras de convivência, os limites, os valores morais, a cidadania são os pontos de apoio de toda a nossa ação.

A importância do convívio saudável com a natureza, o ambiente iluminado e aberto, a forma como os alunos vão se desenvolvendo a si e ao outro, reparando nas marcas deixadas nos jardins e no pomar, a cada esta~]ao do ano, fazem toda a diferença.

Além disso há uma proposta clara e deflagrada de não confiar e deixar que eles apreciem “o belo”, quer em livros dos grandes mestres, quer na utilização de materiais que se transformam sob as suas ações. Criar é essencial ao ser humano e esta é uma premissa verdadeira nas ações do Colégio.

O estímulo à leitura, à interpretação e à produção de textos é um dos valores do Colégio. O material pedagógico nos ajuda a realizar este trabalho e as famílias também se envolvem, pois, ler é viajar e explorar o mundo.

Movimento

Na primeira infância, a criança precisa ampliar as possibilidades expressivas do próprio movimento, explorando qualidades e dinâmicas, como força, velocidade, resistência e flexibilidade. A partir do momento em que as crianças controlam o movimento, podem aperfeiçoar seus deslocamentos, criando um ajustamento das habilidades motoras na utilização de jogos e brincadeiras. Elas também estarão aptas a manusear diferentes materiais. Além de todos os aspectos citados, com o passar do tempo, a criança adquire uma visão global do seu próprio corpo e participa de diferentes jogos cooperativos, entendendo, criando e respeitando regras.

 

Nas brincadeiras as crianças desenvolvem capacidades importantes, tais como: a atenção, a imitação, a memória, a imaginação. Amadurecem também algumas capacidades de adaptação e socialização, por meio da interação e da utilização e experimentação de regras e papéis sociais, além de serem extremamente felizes”.