Cursos Complement...

  • social

Cursos Complementares

Psicomotricidade:

Ao colocar o corpo e os gestos no centro do desenvolvimento infantil, os estudos sobre psicomotricidade estão ajudando a pedagogia a renovar-se e a definir novos princípios para o ensino. Suas primeiras linhas começaram a ser traçadas pelo psicólogo e filósofo francês Henry Wallon (1879-1962) em meados dos anos 1920, quando ele introduziu a ideia de que o movimento do corpo tem caráter pedagógico, tanto pelo gesto em si quanto pelo que a ação representa.

Na década de 1950, a psicomotricidade ganhou um campo definido de pesquisa. O psiquiatra Julián de Ajuriaguerra, considerado o pai dessa nova área do conhecimento, definiu-a como sendo a ciência da saúde e da educação, visando a representação e a expressão motora.

O trabalho psicomotor privilegia o ato físico mas leva-o ao trabalho mental, no qual se aprende-se a escutar, interpretar, imaginar, organizar, representar, passar da ideia ao ato, do abstrato ao concreto. Bases imprescindíveis da aprendizagem.

Julian de Ajuriaguerra (1972), considerado o pai da Psicomotricidade, afirma que  a evolução da criança é sinônimo de conscientização e conhecimento cada vez mais profundo de seu corpo, a criança é o seu corpo, pois é através dele que a criança elabora todas as suas experiências vitais e organiza toda a sua personalidade. Ele define a Psicomotricidade sendo a expressão de um pensamento pelo ato motor preciso, econômico e harmônico.

Inglês e Espanhol

Capoeira/Natação e Circo

Artes/música e Culinária

Projeto Lego