Música

  • social

Música

“A música cria ordem a partir do caos; pois o ritmo impõe unanimidade ao divergente, a melodia impõe continuidade ao descontínuo e a harmonia impõe compatibilidade ao incongruente. A confusão rende-se à ordem e o ruído à música”.  (Yehudi Menuhin)

Ouvir, apreciar e viver a música são os objetivos propostos para os alunos de todos os agrupamentos do Colégio.
Sabemos que a música está presente em todas as culturas, sendo uma das formas mais importantes da expressão humana. Desde muito pequenas as crianças são capazes de expressarem e comunicarem suas sensações, sentimentos e pensamentos usando a linguagem sonora.

O trabalho de música na Aldeia é organizado de forma a desenvolver nos alunos a capacidade de:

  • Ouvir,
  • perceber
  •  discriminar os diferentes sons do ambiente e das produções musicais;

Brincar com a música, imitar, inventar e reproduzir criações musicais;

Explorar e identificar elementos da música para se expressar e interagir com os outros.

Além disso, a partir dos seis anos de idade, os alunos iniciam o aprendizado da flauta e com isso começam a criar vínculo com os instrumentos musicais; sendo capazes de ler partituras e se apresentarem tocando em eventos do Colégio.

O Poder Oculto da Música 

Sempre que estivermos no campo audível da música, sua influência atuará constantemente sobre nós acelerando ou retardando, regulando ou desregulando as batidas do coração; influindo na pressão sanguínea  na digestão e no ritmo da respiração. É imenso o seu efeito sobre as emoções e desejos do homem. Comprovadamente existe atuação até sobre os processos puramente intelectuais e mentais. ( David Tame)

 

[scrollGallery id=3]