ALDEIA

O Colégio Aldeia dos Pandavas nasceu do desejo de oferecer, desde o Berçário até o 9º ano do Ensino Fundamental, uma educação séria, competente e diferenciada.

Desde 2002, utiliza um material de excelente qualidade publicado através do Sistema de Ensino Pueri Domus, que também faz parte do grupo Pearson Education. Essa parceria somou a autonomia da direção a uma assessoria pedagógica prestada por excelentes profissionais das diferentes áreas do conhecimento.

O Colégio Aldeia dos Pandavas apresenta uma proposta de vida saudável, equilibrada, com atividades adequadas às necessidades das crianças desde o Berçário até o 9° ano do Ensino Fundamental.

Nesses 22 anos, se tornou referência e sinônimo de qualidade em toda a região, onde se orgulha de estar.

Equipe Docente


Professores com formação e habilitação em Pedagogia, psicopedagogia e demais áreas de atuação do currículo como: Artes, Música, Inglês, Educação Física, Psicopedagogia, Espanhol, Biologia, Letras, Matemática, História e Geografia.

“Eu diria que os educadores são como as velhas árvores. Possuem uma face, um nome, uma “estória” a ser contada.  Habitam um mundo em que o que vale a pena é a relação que os liga com os alunos, sendo que cada aluno é uma “entidade” sui generis, portador de um nome, também de uma “estória”, sofrendo tristezas e alimentando esperanças”. 

Rubem Alves

Nossa Estrutura

O Colégio Aldeia dos Pandavas foi construído em uma área de mais de 3 mil metros quadrados, unindo a natureza a uma construção de arquitetura moderna, arrojada, clara e ventilada.  Projetado em três módulos, possui salas de aula agregadas a varandas e paredes de vidro.

Um ambiente vivo, alegre, cheio de musicalidade, cores, aromas e cultura, próprio para abrigar diferentes faixas etárias com conforto, autonomia e respeito.

Um compromisso compartilhado com a construção do conhecimento e com a formação ética e moral dos alunos, para que eles sejam capazes de sonhar, criar, realizar e transformar o mundo em que vivem.

Nossa Equipe

No Colégio Aldeia dos Pandavas o educador é mediador de processos de aprendizagem e precisa estar constantemente em formação nos aspectos que se referem aos conhecimentos didático-pedagógicos. Seu objetivo é oferecer aos seus alunos a oportunidade de vivenciar experiências ricas e variadas, construindo gradativamente aprendizagens profundas e significativas.

Para tornar esses conceitos realidade, a Diretora Pedagógica, Maria Lúcia Peviani Jacob, conta com uma equipe de especialistas e pesquisadores nas áreas de Educação e Psicopedagogia.  São profissionais que sabem mediar o processo de aquisição do conhecimento e permitir que os alunos lancem hipóteses, expressem opiniões e ideias, assegurando o exercício da autonomia, a iniciativa, a autoconfiança e a independência.

Direção Pedagógica e Administrativa
Maria Lúcia Peviani Jacob e Letícia Machado Simões

Coordenação Pedagógica

Sueli Albarelli Alfani

Construtivismo no Aldeia

O Construtivismo parte da crença de que o saber não é algo que está concluído, terminado, e sim um processo em incessante construção e criação. Propõe que o aluno participe ativamente do próprio aprendizado, mediante a experimentação, a pesquisa em grupo, o estímulo a dúvida e o desenvolvimento do raciocínio, entre outros procedimentos. A partir de sua ação, vai estabelecendo as propriedades dos objetos e construindo as características do mundo. 

Emilia Ferrero, aluna de Piaget, ampliou a teoria para o campo da leitura e da escrita e concluiu que a criança pode se alfabetizar, sem a ajuda de cartilhas e mecanismos que a induzem a decorar, desde que esteja em ambiente que estimule o contato com letras e textos.

Noções como proporção, quantidade, causalidade, volume e outras, surgem da própria interação da criança com o meio em que vive. Vão sendo formados esquemas que lhe permitem agir sobre a realidade de um modo muito mais complexo do que podia fazer com seus reflexos iniciais, e sua conduta vai enriquecendo-se constantemente. Assim, constrói um mundo de objetos e de pessoas onde começa a ser capaz de fazer antecipações.

A teoria construtivista enfatiza a importância do erro não como um tropeço, mas como um trampolim na rota da aprendizagem.

Parceria Pueri Domus

O Colégio Aldeia dos Pandavas acredita que fazer educação de qualidade exige muitas buscas e que buscar promove grandes encontros. Um destes encontros aconteceu, quando fomos convidados a fazer parte do SISTEMA DE ENSINO PUERI DOMUS, devido à proximidade de nossas filosofias e à semelhança de Projetos Pedagógicos que promovem as nossas práticas desde 2002.

A partir deste momento, nossos objetivos se tornaram formar seres humanos conscientes, capazes de dimensionar e redimensionar seus conhecimentos e contribuir para o bem comum, utilizando-se de sua capacidade intelectual e de liderança.

Temos, portanto um compromisso compartilhado com a construção do conhecimento e com a formação ética e moral de nossos alunos, para que eles sejam capazes de sonhar, criar, realizar e transformar o mundo em que vivem.

Com esta parceria somamos à nossa autonomia, uma assessoria pedagógica prestada por excelentes profissionais das diferentes áreas do conhecimento, que nos dão suporte e com quem discutimos a trajetória do nosso fazer. Recebemos também as publicações pedagógicas que são utilizadas a partir do Infantil I, cuja qualidade e aplicação têm mostrado excelentes resultados.

Proposta Pedagógica

Nossa proposta está vinculada à Pedagogia de Projetos, que respeita o interesse dos alunos, promovendo um trabalho multidisciplinar. Seu objetivo é unir a teoria com a prática e promover uma educação sólida, significativa e inesquecível.

Através da Pedagogia de Projeto é possível interligar todos os alunos e professores, incluindo os especialistas em suas áreas como: Inglês, Espanhol, Educação Física, Capoeira, Artes, Lego, Música, História, Geografia, Português, Matemática, Laboratório e Ciências.

O “Ensinar e Aprender” dentro do Colégio Aldeia dos Pandavas é pautado em uma Filosofia Humanista, permitindo a formação de cidadãos críticos, altruísta, capazes de dimensionar e redimensionar seus conhecimentos e contribuir para o bem comum.

Uso da Tecnologia

As novas tecnologias e os novos meios de comunicação oferecem recursos didáticos para um trabalho pedagógico de qualidade.


Isto porque combinam diferentes linguagens e atividades multidisciplinares e favorecem a construção de representação não linear do conhecimento, permitindo que cada um, segundo seu ritmo e interesse, possa dirigir sua aprendizagem.


As atividades são organizadas por faixa etária, de acordo com os diferentes níveis de desenvolvimento cognitivo, propiciando ao aluno o desenvolvimento da representação simbólica, utilizando o computador como instrumento de pesquisa, construção, expressão e integração do conhecimento.

O Colégio Aldeia dos Pandavas possui autorização de funcionamento conforme Portaria expedida pelo Conselho Estadual de Educação e Delegacia Regional de Educação Norte 1 sob o nº 1871/0010/2000, publicado em D.O. de 27/01/2001, página nº 17.

Siga-nos nas 

Redes Sociais

  • w-facebook
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca ícone do YouTube

© 2020 por Colégio Aldeia dos Pandavas