ALDEIA

O Colégio Aldeia (36).jpg

O Colégio Aldeia dos Pandavas nasceu do desejo de oferecer, uma educação séria, competente e diferenciada.

Sua área abrange mais de 3 mil metros quadrados, unindo a natureza à uma construção de arquitetura moderna, arrojada, clara e ventilada.  Projetado em três módulos, possui salas de aula agregadas a varandas e paredes de vidro.

Um ambiente vivo, alegre, cheio de musicalidade, cores, aromas e cultura, próprio para abrigar diferentes faixas etárias com conforto, autonomia e respeito.

Um compromisso compartilhado com a construção do conhecimento e com a formação ética e moral dos alunos, para que eles sejam capazes de sonhar, criar, realizar e transformar o mundo em que vivem.

Por todo o exposto acima, nestes 24 anos o Colégio se tornou referência e sinônimo de qualidade em nossa região, onde se orgulha de estar!

Nossa Equipe

Nossa equipe se pauta em estudos e pesquisas que favorecem os recursos necessários para respeitar a individualidade de cada aluno.

Para tanto, a formação contínua, assessoria ímpar e estabilidade do profissional no Colégio são fatores indispensáveis que garantem a qualidade dos nossos trabalhos nas diferentes áreas do conhecimento.

Direção Pedagógica e Administrativa
Maria Lúcia Peviani Jacob

Coordenação Pedagógica

Sueli Albarelli Alfani

O Colégio Aldeia (26).jpg
Construtivismo no Aldeia - Proposta Pedagógica
O Colégio Aldeia (13).jpg
O Colégio Aldeia (14).jpg
O Colégio Aldeia (33).jpg
O Colégio Aldeia (34).jpg

O Construtivismo parte da premissa de que o saber não é algo que está concluído, terminado, e sim um processo em incessante construção e criação. Propõe que o aluno participe ativamente do próprio aprendizado, mediante a experimentação, a pesquisa em grupo, o estímulo à dúvida e o desenvolvimento do raciocínio, entre outros procedimentos. A partir de sua ação, vai estabelecendo as propriedades dos objetos e construindo as características do mundo. 

Emilia Ferrero, aluna de Piaget, ampliou a teoria para o campo da leitura e da escrita e concluiu que a criança pode se alfabetizar, sem a ajuda de cartilhas e mecanismos que a induzam a decorar, desde que esteja em ambiente que estimule o contato com letras e textos e com a mediação de docentes.

Noções como proporção, quantidade, causalidade, volume e outras, surgem da própria interação da criança com o meio em que vive. Vão sendo formados esquemas que lhe permitem agir sobre a realidade de um modo muito mais complexo do que faria na educação tradicional. Com isto, há uma constante evolução de sua rede de percepções e associações, transferências e antecipações.

 

O conhecimento é estimulado também, através da abordagem de Gardner, que salienta a importância das “Múltiplas Inteligências”, fator determinante para garantir o respeito ao potencial e individualidade de cada aluno, em sua trajetória escolar. Somos sujeitos de nossa própria aprendizagem.

 

Há sem dúvida, todo um envolvimento de equipe de docentes preparados e capazes que acreditam no protagonismo de seus alunos e sempre atentos às habilidades que os sustentam e às relações interpessoais que garantem respeito e colaboração, duas palavras de extrema importância na “Filosofia Humanista” que é o nosso caminho e a nossa prática.

O Colégio Aldeia (32).jpg
O Colégio Aldeia (22).jpg
O Colégio Aldeia (20).jpg
O Colégio Aldeia (17).jpg
Parceria AZ

Este é o compromisso compartilhado com as famílias, na construção do conhecimento e na formação ética e moral dos alunos, para que eles sejam capazes de sonhar, criar, realizar e transformar o mundo em que vivem.

logo-AZ-colorido.png
Uso da Tecnologia

As novas tecnologias e os novos meios de comunicação oferecem recursos didáticos para um trabalho pedagógico de qualidade.


Isto porque combinam diferentes linguagens e atividades multidisciplinares e favorecem a construção de representação não linear do conhecimento, permitindo que cada um, segundo seu ritmo e interesse, possa dirigir sua aprendizagem.